A importância de preservar a informação na era digital

Na atual era da tecnologia digital, organizações privadas ou governamentais dependem, essencialmente, da disponibilidade das informações o máximo de tempo possível.

O Especialista em T.I, Ivan Carneiro da Cunha Neto, afirma que um dos pilares dessa área tecnológica são os ambientes de banco de dados, que tratam de garantir que serviços essenciais como monitoração de tráfego aéreo, pagamentos instantâneos, serviços hospitalares, e-commerce, serviços postais, bancários, segurança pública, call-centers, dentre tantos outros, não sejam passíveis de interrupções, as quais geram enormes transtornos. Por conta disso vemos a importância de manter serviços on-line horas por dia e dias da semana servidor vps.

Para assegurar a continuidade dos serviços o especialista aponta desafios como o planejamento e a implementação tanto das soluções de alta disponibilidade, quanto de recuperação de informações armazenadas em bancos de dados HR – High Availability DR – Disaster Recovery. A alta disponibilidade se baseia em manter um ambiente onde os recursos de hardware e softwares utilizam mecanismos de tecnologia que proporcionam resiliência à falha de hardware, software, energia e qualquer outro fator que se relacione com os recursos de infraestrutura. O DR Disaster Recovery ou plano de recuperação de desastres, é um conjunto de técnicas e atividades que visam prevenir, em caso de desastres, a perda de dados e garantir a recomposição da operação da empresa em tempo pré-determinado vps windows o mais breve possível .

Ivan afirma que ao realizar um levantamento com fins de planejar um ambiente de infraestrutura de contingência, há dois principais requisitos que devem ser avaliados para desenvolver um ambiente com soluções de HRDR. São eles: Recovery vps Point Objetive RPO x Recovery Time Objetive RTO, que dizem respeito a quanto do dado se consegue manter, mesmo sobre uma falha catastrófica, em situação de disaster recovery. Uma situação fácil de imaginar é se ocorre essa situação com o sistema de bolsa de valores, no qual microssegundos são extremamente relevantes para o negócio sob pena de haver perdas significativas exemplifica.