10 jogos brasileiros para baixar no PC, PS4, Xbox e Switch

O Brasil é constantemente apontado como um dos países que mais consomem games no mundo. No entanto, já faz alguns anos que ele também tem se destacado no desenvolvimento de games. Se você ainda não jogou nenhum game Made in Brazil , confira uma lista de jogos brasileiros para PC, PS, Xbox e Switch, e prestigie a indústria nacional.

Inspirado em jogos de corrida clássicos da era dos -bits, Horizon Chase Turbo foi desenvolvido pelo estúdio gaúcho Aquiris. Lançado em para PC, PS, Xbox One e Switch, o game conta com vários carros velozes, pistas localizadas em diversos países, e trilha sonora composta por Barry Lynch, também responsável pelas músicas da série Top Gear.

Se você cresceu assistindo à Power Rangers, provavelmente vai se interessar por Chroma Squad. O jogo é um RPG tático sobre cinco dublês que decidem criar seu próprio estúdio de TV inspirado em programas japoneses do tipo tokusatsu, no qual o jogador deve contratar atores, comprar equipamentos, e enfrentar monstros gigantes feitos de materiais recicláveis.

Chroma Squad foi lançado em pela Behold Studios, de Brasília, e está disponível para PC, Xbox One, PS, Switch, Android e iOS.

Dandara é um jogo brasileiro para PC, Xbox One, PS, Switch, Android e iOS, lançado em pelo estúdio Long Hat House, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Tem como protagonista a personagem Dandara, inspirada em uma guerreira negra de mesmo nome que viveu no Brasil do século XVII.

Dandara é game estilo metroidvania, porém com um diferencial: a movimentação é feita somente por meio de saltos entre as diferentes superfícies do mapa, com Dandara ficando grudada no local. É uma proposta diferente, que leva um tempo para se acostumar, mas que traz um estilo único e bem interessante ao game.

Outro jogo brasileiro para PC, Xbox One, PS e Switch, inspirado em clássicos da época do Super Nintendo, Blazing Chrome é um game de tiro e ação D lançado em pelo estúdio Joy Masher. Quem jogou a série Contra vai logo notar as semelhanças, tanto no visual quanto na jogabilidade adaptada para games modernos, com ação frenética e suporte a multiplayer para dois jogadores em tela compartilhada.

Minoria é um jogo de ação e plataforma D desenvolvido pelo estúdio Bombservice e lançado em para PC, Xbox One, PS e Switch. O game é considerado o sucessor espiritual de Momodora: Reverie Under the Moonlight, também criado pelo mesmo estúdio brasileiro e bastante aclamado pelo público e pela crítica.

Em Minoria, o jogador acompanha a batalha de duas freiras guerreiras que lutam para expurgar a heresia de sua cidade. O jogo conta com enfoque em combate e exploração, além de elementos do estilo metroidvania, como melhorias de habilidades e desbloqueio de áreas durante o progresso.

Knights of Pen and Paper foi lançado primeiro para Android e iOS em , ganhando versões para PC em e PS e Xbox One em . É um jogo de RPG por turnos com gráficos em pixel art e estilo retrô, cheio de humor e referências à cultura pop, desenvolvido pela Behold Studios mesmos criadores de Chroma Squad.

No game, o jogador controla um grupo de jogadores de RPG de mesa interpretando os personagens do RPG medieval que eles mesmo estão jogando, incluindo o mestre da sessão. Escolha as classes, decida quem serão os heróis, e quais batalhas enfrentar para obter diversos itens e salvar o reino.

Um podcast sobre games que virou um jogo. Esse é o vidas, criado em pela equipe do programa de mesmo nome em parceria com o estúdio QUByte Interactive.

O jogo segue o estilo beat em up, popularmente conhecido no Brasil como briga de rua , colocando os participantes do podcast Jurandir Filho, Felipe Mesquita, Evandro de Freitas, Bruno Carvalho e Izzy Nobre para lutar contra vários inimigos e chefões diferentes em fases recheadas de referências à cultura pop dos anos e .

A Lenda do Herói nasceu de um projeto dos youtubers, comediantes e irmãos Matheus e Marcos Castro. Também inspirado por clássicos como The Legend of Zelda e Wonder Boy in Monster Land, o jogo de aventura e plataforma em D tem um grande diferencial em relação aos demais: todas as ações do herói são narradas em forma de canção.

Com trilha sonora dinâmica e bem-humorada, A Lenda do Herói pode ser jogado em português e em inglês. O jogo foi criado em parceria com o estúdio Dumativa, tendo sido lançado com exclusividade para PC em .

No Heroes Here é um frenético jogo de ação e cooperação para jogadores no qual um grupo de Não-Heróis devem defender um castelo dos ataques dos inimigos do reino. Coordenação e agilidade são necessárias para manter as defesas do castelo enquanto cada um cumpre a sua função, como criar munição, carregar os canhões, disparar as armas, entre outras.